07 novembro 2012

Projeto Verão 2013 - Caminhada


É isso aí, Cumpadí Washington!  E com o verão se chegando, aumenta o número de pessoas correndo atrás do tempo perdido. As academias, clínicas de estética (pra quem pode), lojas de produtos naturais, estão lotadas de gente em busca de um corpo mais bonito e saudável!

Sou humana, sou brasileira e lógico que eu também tô nessa! Não com tanta determinação e nem com tanto dinheiro tempo para dedicar ao "Projeto Verão 2013 - Sem encolher a barriga nas fotos", mas tâmo aí tentãnu!

Uma das primeiras coisas que eu resolví fazer foi caminhar (porque correr ainda tá puxado!). Essa é uma das atividades físicas mais praticadas atualmente, já que não requer nenhuma habilidade especial (só precisa sabe andar), pode ser praticada a qualquer hora e praticamente em qualquer lugar.

Para facilitar, vou dividir em tópicos, os ítens que considero mais importantes, ok?

ONDE PRATICAR
O primeiro passo, antes de começar a caminhar é escolher o melhor local pra isso. Tem que ver se é seguro, se oferece boas condições para a prática, quais os horários mais indicados, se é perto da sua casa ou trabalho, etc.
Pode ser na academia, na área do prédio, na rua, em parques... Todos esses locais tem seus prós e contras, cabe a você avaliar e decidir qual deles se encaixa melhor na sua rotina.
No meu caso, escolhi o SESC Belenzinho, que fica aqui do lado de casa, tem uma pista bem legal, tem segurança, é bem iluminado e fica aberto até as 22hrs.

QUAL O MELHOR HORÁRIO
Todo mundo diz que é pela manhã, assim você começa o dia mais disposta e blå blá blá! Concordo, acho lindo, mas pra mim não rola! Putzzzz... De manhã eu acordo muito mongol! Saio da cama me arrastando, sentindo frio, fome... Agora pensa se eu tenho condições de fazer qualquer atividade física nessa hora? Não, né!
Além disso, no horário antes do trabalho, o SESC ainda não abriu, não tem nenhum parque bem em frente de casa, sou pobre para pagar academia e não curto muito fazer caminhada na rua (até porque a minha casa fica no alto de uma ladeira, numa rua movimentada).Além disso tudo, eu tenho cabelão, então depois de caminhar, vou ter que voltar pra casa, tomar banho, lavar o cabelo e secar. Tudo isso leva uns 40 minutos! Agora pensa que horas eu vou chegar no trampo se tiver que me deslocar até o local para caminhar, caminhar pelo menos 30 minutos, voltar pra casa e tomar banho... 11:30! Dai meu chefe vai mandar eu passar no RH e pronto, acabou-se tudo, no more Renner, C&A, Carrefour, Extra...
Tudo isso foi pra dizer que além de cada organismo ter um timing diferente, é importante considerar a sua rotina também. Para a atividade não virar aquele fardo e você desistir depois da segunda semana!
Vantagens e desvantagens de fazer exercícios:
De manhã - Disposição ao longo do dia  X  Força de vontade para acordar e dificuldade em adaptar a sua rotina.
De tarde - Lugares mais tranquilos e a segurança  X  Calor do Senegal na cabeça e... Gente, quem tem a tarde livre pra fazer exercício com mais de 20 anos e menos de 60? (Oi, Val Marchiori!)
De noite - Clima mais fresco e mais fácil de conciliar com as atividades do dia a dia  X  Segurança e muvuca (se for na academia então, boa sorte!)

FREQUÊNCIA
Não sou louca de me matar num dia e no outro não conseguir nem andar. Pra quem vai começar e não está habituado, sugiro só caminhar mesmo!
Pode fazer 30 minutos, mais uns 5 de aquecimento e alongamento nos primeiros dias, depois vai aumentando o tempo e a intensidade. depois de um mês, mais ou menos você já pode arriscar intercalar caminhada e corrida e por ai vai.
Atualmente eu estou fazendo uma espécie de circuito. Eu dou uma volta caminhando na pista, dai faço uns exercícios naqueles aparelhos de ginástica que nem tem em parque, volto para a pista e dou mais uma volta correndo, depois caminhando, exercícios, correndo, andando... Isso, por aproximadamente uma hora!
Se você pegar gosto pela coisa, quando menos esperar, vai estar correndo a maior parte do tempo!

QUAL O MELHOR TÊNIS
Pesquisei muito sobre isso, vocês não tem noção, e a resposta entre as pessoas que praticam corrida foi quase unânime: Mizuno! Só que não sei se vocês já foram atrás de um Mizuno para comprar (até então eu nunca tinha ido pois acho os modelos muito feinhos), mas eles são muito caros!!!! A partir de R$150,00, os mais baratinhos.
Seguindo a lista vem Asics, que também disseram que é ótima para correr, depois alguns modelos da Nike (os que são uma bica, lógico), New Balance (que ano é hoje?), Adidas e Puma.
Mas a dica Muito Mais com Menos nesse quesito são os tênis da Olympkus!!!!! Eu tenho dois da marca e já estou cobiçando um terceiro, da linha mov! Na minha opinião, são tênis muito confortáveis, duram bastante e são bem bonitos! O melhor na relação custo X benefício!

QUE ROUPA USAR?
A Bru já deu dica de roupas de academia baratinhas nesse post aqui. Pois bem, a roupa pode ser a mesma de fazer ginástica! Calça legging e regatinha, sabe?
Só presta atenção em 2 coisas: 1ª - Se você tiver pernas grossas é bom evitar shorts muito curtinhos pois eles podem "subir" entre as pernas o que vai gerar muito atrito e você pode se machucar. 2ª - Tanto para caminhar quanto para correr prefira um top bem resistente, daqueles que deixa tudo no lugar. Além de desconfortável, ninguém merece ver suas peitcholas que nem gelatina de um lado para o outro.

MOTIVAÇÃO
Nossa... É puxado viu... Você lembra do seu sofá, da novela, do miojo te esperando em casa e dai não dá vontade messsssmo de sair de casa pra nada. É nessas horas que ter uma amiga, namorado, mãe, para fazer exercício junto com você, ajuda e muito!
Entrar em blogs de emagrecimento como o Pensando Magro, Emagrecer é Atitude e Meu Emagrecimento, podem ajudar também! Além das ótimas dicas, é bom ter alguém em quem se espelhar.
Música ajuda demaaaaaais! Coloca uma música bem agitada e vai, fia! Canta, representa, faz a diva caminhando! Vai ficar bem mais divertido e o tempo vai passar voando.

Esse foi o primeiro passo que eu dei para uma vida mais saudável e para tentar emagrecer (ou manter, pelo menos!). Mais pra frente vou colocar mais posts falando sobre as outras frentes de ataque do "Projeto Verão 2013 - Sem encolher a barriga nas fotos". Aguardem!

Dicas, críticas, comentários e sugestões são sempre muito bem vindos!

BjoOoO


Meu nome é Carol Böck e tenho 25 anos! Trabalho como editora de fotografia e, como toda mulher, adoooooro uma liquidação, um descontinho, um precinho bacana e um babado! Por isso, resolvi criar esse blog, para dar algumas diquinhas mara dos baphos que eu vou encontrando por aí! =P

6 comentários:

  1. Xará, descobri seu blog um dia, por acaso e agora viciei: entro todo santo dia!
    Tb sou uma consumista nata (minhas amigas, meu salário e meu armário que o digam), mas amo muito tudo isso!

    Pra inaugurar meu comentário de estréia (ainda vou comentar mto, prepare-se), tenho uma dica boa: Cooooorram para a Marisa.
    A loja está com promoções bem de mulher pra mulher. Camisetinhas básicas e fofas, pra usar no dia a dia, por 9,90.
    Vale a pena aproveitar o 5º dia útil do mês!

    Ah, somos vizinhas de bairro! Qq dias, vamos as compras juntas! =D

    Adorei as dicas dos blogs de emagrecimento d ehoje.
    Vivo reclmando que meus pneuzinhos nunca somem, mas tb não me esforço nadinha pra isso!
    Mudança já!

    Beijão!


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  2. É isso ai Ca! Apoio total! Quem sabe um dia te acompanho! Estava querendo fazer isso a um tempo maaaas... tava sem coragem de fazer sozinha neh! Beijkas

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    1. Ahhh, Arleth, mas começa pra você ver... Não vai querer parar!

      BjoOoO

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Oi Carol! Sou namorada do Paolo(Fecci)e estou adorando o blog!! Gosto muito do seu jeito de escrever!!
    Continuem com as dicas!!
    Bjs

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    1. Oi Cibelle.
      Bem vinda, gata!

      Até que enfim o seu namorado prestou para alguma coisa! =P (brinks!)

      BjoOoO

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